— Pai. Finalmente John chegou — disse Martha, aproximando-se de Oliver Walker
Desta vez ele de pé com uma bengala na mão, conversando com uma mulher que Elizabeth supôs ser uma irmã mais nova dele, dada a semelhança, e outras três pessoas.
— Ah, John! Elizabeth, que bom vê-los — exclamou Oliver, movendo-se com alguma dificuldade em direção ao casal.
John aproximou-se do avô e beijou-lhe a testa com a mesma formalidade afetuosa que demonstrou com a mãe.
Elizabeth estranhou esses gestos de carinho por parte dele.
— Feliz aniversário, vovô. Espero que tenha gostado do presente.
— Sim, irei extreá-lo em breve. Gosta de jogar xadrez, minha querida? — perguntou Oliver, voltando seus olhos inquisitivos para Elizabeth.
— Sim. Gosto — respondeu ela com simplicidade.
— Então já tenho uma parceira. John me presenteou com um belo jogo de xadrez de madeira nobre, exclusivo, feito à mão. - e lhe deu um sorriso afetuoso. - E como tem passado, minha cara? John me disse que tem estado indisposta e po