— Sua mãe é muito rigorosa. — Mônica franziu a testa. — Crianças da sua idade precisam se divertir. Dá tempo de sobra para aprender essas coisas quando ficarem mais velhas.
— Minha mãe diz que essa é a melhor idade para aprender, porque a gente memoriza rápido. — Gabriel balançou a cabeça. — Eu não acho cansativo. Só espero ser melhor que meu pai no futuro e poder vê-lo mais vezes.
— Seu pai trabalha muito? — Mônica perguntou.
— Uhum. Meu pai quase não tem férias. — Gabriel levantou o queixo, animado. — Mas minha mãe disse que ele vai voltar para o Ano Novo. Hoje vamos passar o Natal juntos!
— Que bom. — Mônica sorriu e, com carinho, passou a mão na cabeça dele. Ela sabia como era difícil a vida de um militar, com tão poucos dias de folga.
Mônica não estava acostumada a lidar com crianças, mas conversar com aquele garotinho era surpreendentemente fácil. Ele era educado, inteligente e sabia de muitas coisas. Enquanto comiam, os dois seguiram conversando.
— Com licença. Vou atender uma l