*Ponto de vista de Scott*
- Bom dia Alex.- Eu disse chegando na sala do meu assessor.
- Bom dia senhor, Scott.- Ele falou com um olhar que misturava pena e preocupação enquanto me entregava um café que havia acabado de fazer na sua máquina de café expresso. Era um dos seus talentos fazer um excelente café. Alex veio trabalhar comigo quando Estevan, meu grande amigo e antigo assessor tornou-se espião e foi morar na Europa (longa história também). Claro que sinto falta do Estevan, ele já me conhecia bem, mas Alex é um excelente profissional e até agora tem dado muito certo trabalhar com ele.
- Tem algo errado, não é?- Perguntei enquanto me sentava na nossa mesa redonda de reuniões.
- Sim, e muito errado Scott. - Ele falou medindo as suas palavras, ele já tinha visto uma das minhas explosões de raiva e queria evitar ver mais uma a qualquer custo.
- Pode falar Alex, estou de muito bom humor.- Eu disse em tom amistoso.
- De tempos em tempos fazemos uma sondagem para ver como está a sua imagem diante do público, sabe... e descobrimos que essa nova versão até fez sucesso no começo, acho que foi a novidade de te ver virar um "pegador", mas agora, caiu muito a sua credibilidade, o que fazia você vender a sua música, era sua imagem de bom moço... até a imagem de homem apaixonado teve mais apoio do que essa de rei das gatinhas sabe? Eu não estou a dizer como você deve viver a sua visa, não me leve a mal, mas estou falando do ponto de vista do seu marketing. Você é um cantor que está caindo em descrédito porque canta sobre o amor quando vive uma vida... como dizer...
- Eu entendi, uma vida boémia, isso é um pesadelo... eu vivo da música Alex... será que não basta eu fazer uma música de qualidade?
- Infelizmente, as pessoas conectam as coisas Scott, os maiores sucessos do momento são pessoas cantando o que elas vivem, desde o Funk até os clássicos, a música tem que convencer, entende? Não importa o estilo musical, se a pessoa não canta aquilo que vive, ela é cancelada.
- Cancelada? Como... ah sim, outro termo dessa geração né... me sinto um tiozão perto de você, Alex. Me explica como você explicaria para seu avô, certo? O que significa exatamente, ser cancelado?
- Tudo bem, então lá vai... ser 'cancelado' online é algo que vem acontecendo bastante ultimamente e que queremos evitar a todo custo que aconteça com você, pois, quando uma pessoa é cancelada, significa que ela está sendo publicamente criticada e boicotada por algo que fez ou disse. As pessoas nas redes sociais decidem que não querem mais apoiar essa pessoa, seja deixando de seguir, boicotando produtos, ou simplesmente falando mal dela online. É como se, de repente, a pessoa perdesse o favor do público. Sabe, todos têm expectativas sobre como alguém deve se comportar, e quando você faz algo que vai contra essas expectativas, especialmente algo considerado errado ou ofensivo, as pessoas reagem negativamente.
- Mas... você não está exagerando? Devo evitar levar uma bronca dos meus fãs?- Perguntei surpreso e um tanto ofendido.
- Então...- Ele balançou a cabeça negativamente com pesar em seu olhar- não Scott...eu não estou exagerando...ser cancelado é como perder a credibilidade e o apoio que você tinha antes. Não é apenas uma bronca, é um esforço coletivo para fazer com que a pessoa sinta as consequências das suas ações. Você consegue entender como isso é perigoso, Scott? Você é uma figura pública que depende que as pessoas continuem comprando a sua música, que continuem te seguindo, você precisa que elas gostem de você.
Me levantei de repente o que fez Alex se encolher um pouco na cadeira, mas eu só queria ir em direção à janela e refletir um pouco...como eu ia conseguir fazer as pessoas gostarem de mim se eu mesmo não gostava, se até a professora da minha filha me acha um inútil, um pai negligente... e eu pensando que era um grande pai para a Hope... a verdade é que eu já me cancelei há muito tempo, e agora tenho que evitar que as pessoas me cancelem, isso é uma grande piada.
- O que acontece se eu decidir só continuar a viver a minha vida, sem me importar com isso, você... por acaso tem um exemplo?
- Teve o caso do Cris Pratt, que por suas opiniões e coisas que falou em entrevistas foi massacrado online. Teve o Johnnny Deep que...
- Esse eu sei bem... então é isso? Mas eles reagiram né.
- Sim, mas sempre tem consequências Scott.
- E o que você sugere? Qual seria a grande jogada de Marketing?
- Casamento.
- Tá de brincadeira né?
- Não... olha... você pode fazer um contrato, escolhe alguém de confiança, faz um grande casamento de fachada, com tudo o que tem direito, escolhe uma noiva que seja bem aceita pelo público... pode ser uma saída promissora.
- Eu jamais faria algo tão baixo.- Eu disse irritado ainda olhando pela janela- Não posso simplesmente envolver alguém nisso, enganar os meus fãs... essa é a forma de manter a minha carreira? Isso só pode ser um pesadelo. E se alguém descobre, já pensou? Seria ainda pior.
- De fato. Vou pensar em uma outra opção, mas veja o jornal de hoje.- Ele me entregou o jornal impresso, provavelmente sabendo que se me entregasse o tablet ele teria poucas chances de sobreviver após ser jogado na parede.
Ali estava uma foto minha na cama com a fã de duas noites atrás. A cretina havia vendido a foto para um jornal que amou publicar na primeira página.
- Recolha todos os jornais da cidade, não quero que a minha filha veja.- Eu mal havia terminado de falar quando chegou uma mensagem da escola no meu celular pedindo para ir imediatamente, pois Hope havia se machucado numa briga, eu tinha certeza de que eu tinha sido o motivo dessa briga, e dessa vez eu não tinha como simplesmente mandar o motorista, eu precisava ir até a escola para ver a minha filha.