Apesar de não cumprir com nenhum dos requisitos do anúncio, Tessa é contratada para ser a mais nova babá da herdeira de Collin Greenford, um magnata londrino severo que preocupa-se apenas com o seu estatuto e à sua riquesa. Indignada com a forma como ele negligencia a sua filha, Tessa propõe-se a aproximá-los, o que ela não esperava era deparar-se com segredos torpes e grandes conflitos escondidos pela família.
Leer másLondres, Inglaterra. Ano de 2016
O homem à minha frente recosta-se no espaldar da sua poltrona executiva giratória e solta o seu quinto suspiro desde que eu lhe entregara o meu currículo e a carta de recomendação escrita à mão. No seu rosto havia uma expressão sisuda que denotava impaciência.__ Teresa Drumong.__ ele pronuncia o meu nome com rispidez.__Em circunstâncias normais eu teria jogado à sua candidatura ao balde do lixo, nunca vi um currículo tão pobre em toda à minha vida.
Estou a quase vinte minutos dividindo o mesmo cómodo com ele, e é a primeira vez que me fita, seus olhos estão carregados com uma mescla de desaprovação e aborrecimento.
Eu não o respondo. Foi à sua tia, madre superiora do orfanato " Our Lady of Fatima", que me recomendara para ele. Eu estava sendo entrevistada para ser a babá da sua filha.
__ Tem vinte e dois anos e não fez nenhuma faculdade. Foi despedida dos dois únicos empregos em que já trabalhou na vida num espaço de tempo... Miraculoso para não dizer duvidoso.
Diz jogando os meus documentos com desinteresse para o lado.
Quando a madre disse que o seu sobrinho poderia ajudar-me com o emprego, mal me passara pela cabeça que seria como babá, ou que ele seria tão mal-humorado e tenebroso. Sua estrutura óssea perfeita indicava que raramente sorria.
__ Acabou o ensino secundário com uma média medíocre._ ele salienta num tom acusador.
Eu acabo encolhendo os ombros, constrangida. De facto não fui a melhor da turma, mas sempre me esforcei para não ser a pior. Embora não expressasse por palavras estava refletido em seus olhos azuis -com o esquerdo parcialmente castanho- que me achava uma fracassada com uma ínfima concentração de massa cinzenta no cérebro.
Contudo, na situação em que eu me encontrava pouco importava o que o homem pensasse de mim desde que me empregasse, eu precisava da vaga para poder pagar as dívidas que fui acumulando desde que fiquei desempregada.
__ Mas deixando as cerimónias de lado, está aqui porque eu não tenho opção.
A sua falta de decoro deixa-me desconfortável, embora eu tente disfarçar.
__ A minha filha tem nove anos. Devido à sua personalidade difícil as amas não costumam durar muito tempo, e em consequência dessa peripécia a agência acabou fechando as portas. Tenho uma equipe de funcionários em casa porém, nenhum é idóneo para o trabalho referente. A irmã citara apenas qualidades em sua carta de recomendação! Explanou que é uma pessoa bastante sociável e de boa índole, por isso que se mantém sentada aí do outro lado, apesar das suas óbvias limitações.
Eu respiro fundo.
__ Eu fico feliz pelo senhor querer dar-me uma chance. É muito gentil da sua parte.__ digo-lhe com a voz oscilante.
__ Eu preciso que você seja proficiente e que faça o possível para que isso resulte, senhorita Tessa. Terá de usar a resiliência que minha tia expressou aqui.
Diz balançando a carta em papel amarelado com letras cursivas, desenhadas às pressas.
__ Sim, claro. Sei que pensa que não sou constante, mas farei os possíveis para não envergonhar a irmã.
__ Como pensa cuidar da minha filha?
Inqueri franzindo o belo sobreolho.
__ Eu darei a ela toda a atenção, serei cuidadosa e também a levarei para passear. Eu adoro peças de teatro, talvez possamos assistir juntas a uma comédia, ou fazer uma excursão ao Shakespeare's Globe Theatre.__ digo com um entusiasmo palpável.
__ E quanto aos trabalhos de casa?
Foi a minha vez de franzir o sobreolho.
__ O que tem?
Ele parece indignado com minha inquirição.
__ Eu preciso de alguém que a auxilie com à escola.
Declara como se fosse óbvio.
__ Não é novidade para si que não sou um Pitágoras, Kant, Descartes ou tão pouco uma exímia estudante. Eu larguei a escola há cinco anos.
O Senhor Greenford solta um suspiro frustrado.
__ Ela está na quarta-série. Além disso, conhece Descartes e Kant, não deve ser tão insipiente como tenta aparentar.
Eu respiro fundo. Há uma batida na porta e a sua secretária entra.
__ Senhor Greenford, perdoe-me a interrupção, mas sua próxima reunião será em cinco minutos.__ a mulher de ar severo diz num tom polido.
Eu levanto-me da cadeira pronta para enfrentar as represálias da irmã Elizabeth quando abandonar o escritório.
__ Se ensinar faz parte do trabalho então precisarei recusar. Eu não sou a pessoa mais indicada para ser a tutora da sua filha.
Greenford olhou brevemente para a secretária e pediu-a mais dois minutos.
__ Sente-se, senhorita Tessa.
Eu olhei para a secretária cujo a carranca se intensificou e de seguida para Greenford, cumprindo o seu pedido lentamente.
__ Preciso que seja tutora de Génesis no básico. Matemática, Inglês e ciências. É incrível que para alguém que estava desesperada para conseguir a vaga esteja dando a mão à palmatória sem antes tentar.
Exalo o ar com pesar.
__ Desculpe-me Senhor Greenford, mas é que eu não esperava que a vaga fosse como babá e tão pouco que teria de ser tutora de alguém. Para falar a verdade eu pensei que trabalharia no sector da limpeza.
Eu confesso embaraçada.
__ Se minha tia recomendou-a é porque deve confiar em si. Então eu atrevo-me a dar-lhe o benefício da dúvida. Se não se importar de morar fora da cidade, o contrato poderá ser permanente.
Eu pisco paulatinamente, perguntando-me se acabara de perceber errado.
__ Quer dizer que o emprego é meu!?__ questiono insegura.
__ Sim, senhorita Tessa.__ ele responde apático.
__ Muito obrigada pela oportunidade, Senhor Greenford. Farei das tripas coração para que tudo dê certo.
O sorriso que carrego vem acompanhado de lágrimas de felicidade. Eu me sinto a mulher mais realizada da face da terra.__ Collin, aceita Teresa Drumong como à sua esposa e parceira?Ele sorri para mim de volta.__ Sim, eu aceito.__ diz confiante.__ Promete amá-la todos os dias?__ Sim, eu prometo.__ Respeitar, confiar, rir e chorar com ela? Ser-lhe fiel e estar com ela em tempos bons e maus independentemente das dificuldades que podem passar?__ sim, eu prometo.__ Dar-lhe a sua mão e o seu coração em amor?__ sim, eu dou.O Cerimonialista olhou para mim.__ Teresa aceita Collin como seu esposo e parceiro?__ sim, eu aceito.__Promete amá-lo todos os dias?__ Sim, prometo.__Respeitá-lo, confiar nele, rir com ele e chorar com ele
Quem diria que a data marcada para o casamento da Tessa e do meu pai chegaria num piscar de olhos. A nossa casa de campo em Oxfordshire fora decorada com toda a pompa e requinte para receber os noivos e os convidados.Eu aguardava com o coração na garganta o momento em que teria de enunciar um belo discurso aos futuros recém-casados, enquanto observava da sacada do meu quarto os empregados terminarem de aprontar os últimos detalhes.Fui tirada dos meus devaneios com o toque impertinente do celular sobre a cómoda.__ Alô tia Rochele.Sento-me à beirada da cama sorrindo. Nesse momento ela está com Tessa, ajudando-a a arrumar-se. Eu prefiri manter-me afastada já que a noiva estava arisca e com os nervos à flor da pele.__ Génesis meu anjo! Eu preciso que você fale com à sua madrasta e lhe diga que tudo vai correr bem, ela não vai tropeçar à frente dos convidados e o seu pai não vai arrepende
Recosto-me no carro sob alguns olhares curiosos e cruzo os braços, vendo Génesis caminhado rapidamente em minha direção com um olhar confuso.__ Boa-tarde, o que faz aqui?Ela segura as alças da mochila com força e olha para os lados visivelmente constrangida com atenção que recebemos da grande parte dos adolescentes concentrados no estacionamento da escola.__ Eu vim buscá-la para irmos às compras.Eu abro a porta do carro para ela com um sorriso.__ As compras?__ pergunta antes de acomodar-se.__ Sim... mais ou menos. Na verdade, eu quero comprar algo para Tessa.Génesis ajeita o cinto de segurança e assente. Ela liga o rádio quando eu saio do estacionamento e vai mudando de estação até parar em uma do seu agrado.__ O que exatamente o senhor pensa em comprar para a Tessa?__ inqueriu quando paramos num sinal vermelho.__ Roupas, sapatos, joias?
2 anos mais tarde:Eu e Collin caímos ofegantes no tapete do meu consultório. Os meus olhos estão fechados e um sorriso enorme cobre o meu rosto enquanto tento agilizar a respiração.Minutos depois consigo olhar para ele, dando de cara com o seu sorriso travesso.__ Adorei.__ ele disse suspirando.Eu reviro os olhos, mantendo o sorriso, e sento-me, dando de cara com o seu esperma derramado no chão de mármore.__ Que droga!Exclamo, me dando conta da grande besteira que acabei de fazer.__ O que foi?Collin pergunta, sentando-se, os seus olhos logo vão de encontro ao seu sêmen derramado. Ele não parece constrangido ou algo do género.__ Não acredito que mais uma vez eu me deixei seduzir pelos seus encantos baratos.Dou-lhe um tapa no braço e levanto-me.__ Eu não quero que vo
A mulher tenta tocar à minha mão, mas eu a afasto imediatamente.__ Eu peço perdão.__ ela pede com a voz embargada e o queixo trêmulo.__ Sei que não teve culpa, mas as circustâncias em que eu me encontrava não me permitiriam criá-la. Eu tinha quinze anos! Havia perdido o meu avô, o único parente vivo que me restava. Eu fiquei completamente desorientada e acabei me refugiando nas drogas. Com quinze anos eu fumava maconha e bebia como uma condenada.Eu meneio a cabeça em negação.__ Nada do que dizer vai me fazer ilibá-la da sua culpa.Ela ri-se sem emoção.__ A essa altura você já deve saber quem é o seu pai. Minha querida, se eu fechar os meus olhos eu consigo ver-me naquele beco escuro de cheiro nauseabundo. Graças a Deus, você não deve saber o que é viver um estupro e não poder contar com ajuda de ninguém. Dar-te para a adoção veio como terceiro recurso. Primeiro eu tentei acabar com à minha vida, depois eu tentei abortar-te, mas as
Descalço as botas, sentindo logo de imediato um grande alívio. Collin e Génesis estão segurando uma risada nesse momento.__ Que decepção de você Génesis! Achei que fosse mais madura.Ela revira os olhos e joga-se no sofá.__ Eu tenho catorze anos, querida Teresa. Não cobre tanto de mim, eu estou susceptível a cometer erros como qualquer outra pessoa da minha idade.Eu semicerro os olhos em sua direção.__ Você foi rude com o pobre Benjamim sem necessidade alguma e falou com o senhor kingston com uma tenuê arrogância. Não vai falar nada Collin?Ele olha para mim com o sobrecenho franzido.__ Eu estou cansado. Mas, você está se saindo muito bem a repreender essa mal-criada.Ele beija à minha cabeça e de seguida faz o mesmo com Génesis, que lhe lança um sorriso.__ Se lhe faz feliz eu posso redigir uma carta de desculpas ao pobre Ben
Último capítulo