A esposa do rei

A escolha do rei.

FILIPE DE ARAGÃO

_ Um mensageiro do rei? - Pergunto ao vê-lo cumprimentar minha mãe com uma reverencia e depois minha pessoa, ele entrou na sala e tem um recado do rei.

_ O rei deseja velo Dom Filipe! - Minhas irmãs descem para o café da manhã totalmente alheio ao mensageiro real.

_ O rei? Sabe do que se trata? - Meu pai foi amigo do rei e temos uma ótima relação de cordialidade, mas quando o próprio rei ordena a presença de alguém, sempre se trata de algum assunto sério.

_ Ele está mantendo segredo, saberá apenas quando chegar lá. O mensageiro diz e se vai, o encontro será no fim da tarde, sento-me a mesa com minhas damas para tomar café da manhã.

_ Irmão, vamos tomar chazinho conosco? - Minhas irmãs pedem quando terminamos a refeição, elas querem que eu brinque com elas e suas bonecas.

_ Claro, adoraria! - Passo a manhã com minhas irmãs tomando chá e brincando com suas bonecas de porcelana.

_ Está gostando Filipe? - Francisca pergunta levando uma xicara vazia a boca e eu reproduzo seu ato.

_ Estou amando, tudo adorável, minha duquesa! Digo entrando na brincadeira, elas sorriem, o que depender de mim, farei o impossível para que as duas sempre estejam a sorrir, brinco um pouco mais até que me despeço para os deveres.

_ Meninas o chá estava maravilhoso, mas agora Filipe precisa sair!

_ Filipe você é nosso cavalheiro e está tomando chá conosco!

_ meninas tomaremos chá outra hora. - Digo e me levanto indo até o escritório da luxuosa mansão que moramos. Leio alguns documentos, eventos que tenho que está presente, faço a as contas dos gastos semanais e minha mãe é responsável por comprar tudo para casa, deixo as moedas de ouro no lugar de sempre e mais algumas para o que ele precisar e se não for suficiente basta mamãe pedir e ela tem.

_ vai ter com o rei filho? - Ela pergunta ao me ver sair no fim da tarde.

_ Sim mamãe!

_ Sei que é algo bom meu filho, o rei o estima muito. - Assinto confiante e me vou. Quando retorno do meu encontro real, minha mãe já me aguarda na sala bastante ansiosa.

_ O rei deseja casar-me com sua filha, a princesa Marla. Digo direto e sem voltas.

_ Filho! Isso é maravilhoso!

_ Sim, ela já está em idade de casar, o Thomas falou do seu interesse em casar-se com a prima, não achei que o rei me escolheria.

_ Ele não quer o conde Thomas filho para marido de sua filha, o rei quer você para marido de sua Marla! Sem falar que ninguém suporta aquele conde Thomas.

_ Mãe! - A repreendo, mamãe nunca foi com a cara do conde Thomas.

_ Não estou mentindo, não sei como aquela garotinha graciosa pode ser filha dele, Lady Sophia é preciosa! Mamãe ama a Lady Sophia, ela a considera valente e graciosa.

_ Confesso que fui pego de surpresa!

_ Porque a surpresa Filipe? Somos de uma boa família, você é um rapaz nobre, tem sangue azul, um duque honrado, o rei tem muita estima por você, afinal ele poderia casar a filha com um príncipe, qualquer princesa ficaria lisonjeada em casar-se contigo, és rico e lindo. Mamãe fala e é verdade, mas casar-me com Marla? Eu a vi crescer, tenho sentimos fraternos para com ela

_ A princesa Marla é como uma irmã!

_ Mas não é! Filipe, você não pode falar não ao soberano por mais que sejamos amigos, ele é o rei! Perderíamos prestigio, vocês firmaram compromisso numa luxuosa festa de noivado, logo após o casamento do príncipe Artur com a princesa da França. Contei essa parte também a mamãe sobre o casamento do rei, ela fala e eu entendo que mamãe não está me forçando, temos uma hierarquia, o rei está acima de todos, se eu realmente quisesse dizer não a esse casamento, mamãe não me forçaria, mas seria uma afronta, um descaso com o rei.

_ Filipe, sei que você não está envolvido emocionalmente com nenhuma moça, sei porque você vive em farras e orgias, se sentisse algo por uma moça não viverias dentro de todas as saias das mulheres da sociedade. Realmente não tenho sentimentos amorosos por nenhuma moça, gosto da minha liberdade e libertinagem, mas entendo que o casamento é importante para vida de um homem, formar família e dar continuidade ao sobrenome, o importante é casar com uma moça pura e sem má fama, quem melhor que a princesa Marla? Filha do rei.

_ Tudo bem mãe, eu aceitarei o casamento!

_ Maravilha! Filho você se tornara um príncipe, você só me dá orgulho Filipe, toda minha família é motivo de orgulho, sou uma mulher muito abençoada. Mamãe fala e vê-la feliz, me deixa feliz, meu pai sempre foi um homem de família, apaixonado por minha mãe, viveu e vive por nosso bem estar, então não medirei esforços para que todos fiquem bem, farei o que tem que ser feito, meu pai não está mais entre nós, mas sei que ele ficaria feliz com esse casamento, ao me casar com a princesa Marla, me tornarei príncipe consorte*. Nos abraçamos e comemoramos tomando uma dose de licor.

_ Hoje irei treinar esgrima! - Falo por fim, as espadas sempre foram minha paixão.

_ Você é muito bom Filipe com espadas, logo poderá fazer parte no exército real como comandante ou algum cargo importante sendo esposo da princesa. Assinto e será maravilhoso comandar o exército real, embora como futuro príncipe tenha obrigações reais a cumprir.

Se eu amo a princesa Marla? Não! Mas a respeito e a tenho muito carinho, tratarei a princesa muito bem como ela merece, no que depender de mim teremos um casamento tranquilo e confortável, tem pessoas que vem ao mundo e não se apaixonam, não conhece o arroubo de uma paixão quem vem como vendaval furioso e desgovernado, eu com certeza sou uma dessas pessoas.

DIAS DEPOIS...

_ Duque Filipe você sempre foi como um irmão para mim, meu pai não poderia ter feito escolha melhor para marido da minha irmã! O príncipe Arthur fala, estou em uma visita pessoal ao palácio, estamos no jardim real, muito bem protegido pelo exército do rei.

_ Me sinto honrado alteza, em ser escolhido para marido da princesa. Falo sabendo que realmente é uma honra.

_ Quem não gostou nada disso foi o Thomas! - O príncipe fala e eu fico em alerta, afinal ele me confessou seu desejo em ser da realeza casando-se com a princesa.

_ O conde Thomas? Como ele ficou sabendo? - Pergunto curioso, meu compromisso com a princesa Marla ainda não foi oficializado.

_ Ele é meu primo, e é da família, seria difícil ele não saber!

_ Ele falou sobre seu desagrado?

_ O Thomas não teria o peito de contestar uma decisão do rei, mas contaram que ele quebrou tudo em sua casa quando soube, Thomas pensou que tinha chances de casar com minha irmã e virar príncipe, isso nunca foi uma possibilidade, minha irmã merece casar com um cavalheiro como você, duque Filipe, um homem honrado e digno.

_ Eu agradeço o apreço a confiança, sua irmã será muito bem cuidada eu prometo.

_ Tenho certeza disso! Falando em casamento, o chamei aqui para que conheça uma pessoa, isso é muito importante para mim amigo.

_ Quem? - Pergunto vendo Arthur muito empolgado.

_ A princesa da França, minha futura princesa e rainha, sua alteza Ellen. A princesa chega e sou apresentado, a reverencio como lhe e devido, a noiva de Arthur é linda, loira e bastante jovem, me tratou com muita simpatia, tomamos um chá e conversamos sobre seu país, vejo nos olhos de Arthur que ele se apaixonou, não está casando apenas por títulos e compromissos, meu amigo está apaixonado por sua futura esposa, meu amigo afinal é um desses homens que nasceu para o amor, fico profundamente feliz por meu amigo, sua festa de noivado será em quinze dias e em poucos meses ele será um homem casado, em seguida será anunciado meu casamento com a princesa Marla, minha vida estava tomando um novo caminho e tudo daria certo.

*titulo dado ao cônjuge de um monarca, seja príncipe, rei, rainha, imperatriz ou outro monarca.

Continue lendo este livro gratuitamente
Digitalize o código para baixar o App
Explore e leia boas novelas gratuitamente
Acesso gratuito a um vasto número de boas novelas no aplicativo BueNovela. Baixe os livros que você gosta e leia em qualquer lugar e a qualquer hora.
Leia livros gratuitamente no aplicativo
Digitalize o código para ler no App