Capítulo 3
Caindo no Real
—Aprovado em primeiro lugar! — O professor não se conteve ao telefone quando eu lhe liguei no dia em que os resultados saíram. Sem falsa modéstia, eu sabia que estava aprovado desde quando entregara a última prova. Não imaginava, contudo, que conseguiria essa excelente colocação.
O calendário impunha um intervalo bem curto entre o anúncio dos classificados e a matrícula. Fiel ao meu estilo, eu havia previamente combinado com o professor que, caso eu fosse aprovado, ele a faria em meu nome munido de uma procuração. Tão logo desliguei o telefone, corri para o cartório para providenciar esse documento. Rezei para que os Correios não extraviassem o envelope que enviei na modalidade mais rápida. Tudo deu certo. Finalmente estava matriculado!
As aulas começariam na semana logo após o carnaval. Na quarta-feira de cinzas, enquanto os bêbados ainda se recuperavam da ressaca, eu me despedia, emocionado,