Isabella acenou com a mão de forma desdenhosa. — Entendo. Vou falar com seu pai. Agora, vocês dois, vão embora.
Sorridente, Lorenzo puxou Chiara para fora da sala. Isabella voltou seu olhar para mim.
— Alessia, você receberá a confirmação oficial em sua casa nos próximos dias. Se prepare.
Minha mãe e eu saímos da propriedade. Assim que chegamos ao carro, Lorenzo apareceu. Ele me encarou com o rosto tomado pela raiva…
— O que você disse à minha mãe? Estou avisando, Chiara e eu já trocamos alianças. Nem pense em nos separar, depois vou enviar alguém para recolher a aliança que lhe dei. Sei que perder a posição de esposa do herdeiro é uma chateação, então enviarei algumas joias como forma de compensação. Mas você está proibida de incomodar a mim ou à minha mãe novamente.
Eu me posicionei:
— Lorenzo, você realmente acredita que eu, Alessia Rossi, sou tão desesperada por você? Que preciso arquitetar um plano para entrar na sua família? Pode ter certeza, não sou esse tipo de mulher, e jamais me rebaixaria assim.
Chiara zombou ao lado dele.
— Eu odeio vocês, socialites hipócritas, sempre fingindo serem superiores. Alessia, se você realmente não se importasse, não teria corrido chorando para a senhora Isabella. Ela já não gosta de mim, e aposto que é por sua causa, que fica conspirando contra mim. Além disso, quem são os Rossis, afinal? De que vocês têm tanto orgulho? Eu sou diferente, me destaco. O meu pai é o maior traficante de armas da Europa. Ele será o maior apoiador de Lorenzo, e vocês? O que vocês têm comparado a mim? O meu pai me adora. Se eu não conseguir o que quero, ele usará seus negócios para influenciar a decisão do Don. Você acha que o Don quer uma parceira de negócios poderosa ou uma mulher inútil de uma família secundária?
Fiquei pasma com a total falta de noção dela. Aqui, no território do Don, ela ousava ameaçar decisões internas da família com o uso de influência externa. Em nosso mundo, aquilo era o tabu supremo! Um erro fatal. Com quem ela pensava que estava lidando? Não precisei mover um dedo. Cada palavra que ela acabara de proferir chegaria aos ouvidos do Don.
Então me afastei e disse:
— Nesse caso, desejo a você e a Lorenzo uma vida longa e feliz juntos.
Minha mãe tremia de raiva. Se eu não estivesse segurando seu braço, ela já teria dado um tapa no rosto de Chiara.
No caminho de volta para casa, minha mãe olhou para mim com profunda preocupação.
— Ouvi dizer que o Don Giovanni, é um homem frio e implacável. Tem trinta e cinco anos e ainda não se casou. Circulam rumores de que ele sofreu ferimentos graves na Sicília anos atrás… Será que há algum problema de saúde?
Segurei sua mão. — Mamãe, não se preocupe. Uma filha da família Rossi jamais será prejudicada, não importa com quem se case. Você precisa confiar em mim. Além disso, você não percebeu? Apesar de todos os rumores, sempre que os membros centrais da família falam sobre Don Giovanni, é com total reverência e obediência. Tenho certeza de que ele não é um homem comum.
— E quando eu me casar com ele — Acrescentei com um pequeno e afiado sorriso — Lorenzo terá de me chamar respeitosamente de "Matriarca".
Minha mãe não pôde deixar de soltar uma risadinha.
— Ah, sua danadinha!
Quando meu pai chegou em casa e soube o que havia acabado de acontecer, soltou uma risada fria.
— Ótimo. Estamos melhor sem esse tolo. Além disso, Don Giovanni é muito mais capaz do que os boatos sugerem. Casar com ele pode não ser tão ruim assim para você. E o que a filha do traficante disse hoje… ela ultrapassou uma linha da qual jamais poderá voltar.
Meu pai acendeu um charuto, soltando lentamente uma nuvem de fumaça, e disse:
— No nosso mundo, nunca se permite que um forasteiro use negócios para chantagear assuntos internos da família. Ela acha que o comércio de armas do pai pode influenciar o Don? Que menina ingênua.
Três dias depois, a notícia de que Lorenzo havia rompido nosso noivado para se casar com Chiara, a filha do traficante de armas, se espalhou como fogo pela alta sociedade italiana. E da noite para o dia, me tornei motivo de escárnio. Amigos ligavam um após o outro. Alguns me ofereciam uma sincera simpatia, outros mal conseguiam disfarçar sua alegria com a minha desgraça. Mas, ao romper o noivado, Lorenzo havia se tornado um poderoso inimigo da família Rossi. Nós liderávamos as alianças das famílias do norte e como ele havia traído nosso pacto, não estávamos mais obrigados a facilitar seus negócios.
E em um conselho familiar, meu pai anunciou:
— A partir de hoje, estamos encerrando todas as parcerias comerciais ligadas à facção de Lorenzo. Já que ele escolheu a filha do traficante de armas, que o comércio de armas apoie sua posição como herdeiro.