A notícia de Renato cair para Nona Categoria e ser rebaixado a um guarda comum da capital acabou chegando aos ouvidos da Sra. Guerra. Ao saber, ela começou a socar o próprio peito e a chorar desesperadamente.
Ela gritava com raiva, dizendo que foi a culpa da Fabiana, a maldição da família, que fez Renato perder seu futuro brilhante.
Ela mandou a serva chamar a Fabiana, mas a Fabiana não ligou para ela e expulsou a serva da Sra. Guerra.
Isso fez a Sra. Guerra ficar ainda mais furiosa. Ela bateu na cama e disse para Renato:
– Como você pôde trazer para dentro de casa uma pessoa tão azarada? Que azar da nossa família! Que maldição! – Com lágrimas nos olhos, ela continuou. – Antes dela entrar em casa, veio até a mim, me iludiu dizendo que, com vocês dois juntos, o futuro seria grandioso, que a Casa do General prosperaria. E agora, o que aconteceu? Você virou um simples guarda comum, sem futuro!
Ser rebaixado e perder seu cargo na Corte não era algo incomum, mas ele foi reduzido a um simple