Depois de uma longa viagem, Caterina finalmente chegou em casa. Em seus braços levava a única coisa que restou de seu neto menor. O semblante da mulher estava transtornado. Se via cansada, notava-se que esteve chorando por longo tempo. Não podia acreditar que há apenas dois dias o tinha visto.
Tal como disse, ela levou as cinzas de Pietro. Agora ela cuidaria delas como seu maior tesouro. Não haveria o funeral pomposo que planejavam fazer. Só viria o mesmo padre que foi quando Alberto morreu, depois essas cinzas ficariam na casa da avó. No final, todas aquelas discussões antes de que lhes entregassem as cinzas só serviram para nada.
Na missa não houve tantas pessoas. Só Caterina, Leonardo e Leopoldo. Angostina estava muito longe para viajar, então só soube que a última decisão tinha sido tomada pela avó.
Caterina tinha perdido muito naquele ano. Alberto morreu em abril e, sem que ninguém imaginasse, novamente a morte tinha rondado a família Pellegrini dois meses depois. Desta vez tinha