Agradecido por eu o ter salvado da morte, compadeceu-se de mim e me deixou ir embora sã e salva. Esse caso ficou em segredo absoluto entre ele e eu. A Providência Divina o cegou o fazendo ele acreditar que eu estaria realmente morta.
— A senhora falou, falou, mas não nos deu provas contundentes sobre o que disse, pode ser mais clara?
— Abriu uma sacola de couro e retirou de dentro um embrulho com papéis antigos. Pediu a advogada Maria das Graças para entregar ao Juiz.
— Assim que desamarrou o embrulho, retirou de dentro os legítimos documentos da fazenda em nome dos verdadeiros donos, ou seja, os pais de Valquíria— Irineu Pitágoras e Angelina da Rocha.
— O auditório entrou em delírio entre gritos e gestos de indignação contra o réu. Ladrão! Assassino! Mentiroso! Prenda-o, prenda-o!
— Silêncio, por favor?