A SOLUÇÃO
A SOLUÇÃO
Por: Renata Ávila
O MITO DA CRIAÇÃO

No princípio não havia nada, somente escuridão e silêncio. 

Yebá Bëló, A mulher se fez a si mesma utilizando seis coisas invisíveis: bancos; suportes de panela; cuias de ipadu; pés de maniva e cigarros.

A única luz ficava em sua morada de quartzo, o resto era escuridão. 

Mascava ipadu e fumava cigarro, pensando em como deveria criar o mundo. Uma esfera saiu de seus pensamentos, se transformando em uma torre. A esfera absorveu a escuridão, se tornou parte dela. 

Sua segunda criação foram os trovões imortais, que ganharam lugares em toda extensão da torre, as moradas dos trovões passaram a receber também a luz. E na extremidade da grande torre, um imenso morcego também fez sua morada, depois de ser criado por Ela.

Yebá Bëló passou as funções de cada trovão, para que fizessem o mundo, criando luz, rios e a humanidade. Depois, criou um ser invisível, Ëmëko Sulãn Palãmin, dando a ordem para que fizesse camadas no universo. O ser criou o Sol e foi visitar os trovões, para que juntos criassem a humanidade. As primeiras pessoas criadas foram duas mulheres muito bonitas, as primeiras filhas humanas da Senhora.

Yebá Bëló tirou sementes de tabaco de seu seio esquerdo, as adubando com o leite de seu seio direito, criando assim a terra fértil.

Leia este capítulo gratuitamente no aplicativo >
capítulo anteriorpróximo capítulo

Capítulos relacionados

Último capítulo